quinta-feira, 9 de julho de 2009

HISTÓRIA



ENTENDER A HISTÓRIA É MUITO MAIS DO QUE RECORDAR FATOS, É SITUAR O EDUCANDO NO TEMPO E NO ESPAÇO, INTERPRETANDO E ANALISANDO OS FATOS HISTÓRICOS NO PASSADO,PRESENTE E FUTURO, CONSTRUINDO ASSIM UM VERDADEIRO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O MUNDO TAMBÉM É DIGITAL


Sistema Operacional: Diferença software Livre de Software Proprietário


No uso das mídias, utilizamos muito o computador. Este é composto por duas partes: a física chamada de hardware, e a parte lógica chamada de software. O hardware é composto pelas placas, monitor, drive de disquete, unidade de cd-rom, entre os demais componentes existentes. O software, por sua vez, é composto pelos programas de computador, arquivos de configuração, documentos, entre outros.
O SISTEMA OPERACIONAL é um programa de computador que se comunica diretamente com o hardware, controlando o uso da memória principal (memória ram), do processador e acesso aos dispositivos de hardware. Portanto, ao sistema operacional cabe a função de gerência do hardware, objetivando a total disponibilidade do computador, com todas as suas funções, de maneira satisfatória ao usuário. dentreos exemplos de sistema operacional podem ser destacados: windows, linux,unix, etc. Um software pertence a categoria SL.
Um computador também apresenta alguns programas aplicativos que utilizamos, para realizar várias tarefas, como redigir um texto pelo word. O software livre caracteriza-se pela aos usuários, para não liberdade somente utilizar seus produtos, mas também: executar, copiar, estudar e modificar. Importante compreender é que livre não quer dizer necessariamente que um software seja gratuito.
O software proprietário, por sua vez, caracteriza-se por ter o código - fechado, o que impossibilita conhecimento do seu conteúdo por terceiros, bem como sua modificação. Nesse tipo de software, é proibido reabrir o código de um programa, com vistas ao seu estudo e modificação.
É importante que tenhamos consciência que um software ser tanto gratuito, como vendido. Por isso, quando vamos acessar alo na internet é preciso ter conhecimento do que estamos acessando. Também, comprar um software e sair colocando em qualquer computador é um ato indiscutivelmente ilegal. No Brasil, isso pode resultar vários tipos de penalidades, como pode ser processado por crime.
Esses programas estão se tornando um grande padrão de mercado para uso em servidores que tem internet, uma grande vantagem é que tem sido usado, cada vez mais por usuários comuns.
FONTES PESQUISADAS: FERREIRA, Viviane Bessa. Curso de Pós-Graduação "Latu Sensu"- Administração em Redes Linux (ARL). Texto: "DESMISTIFICANDO O SOFTWARE LIVRE".